Alugar ou comprar uma nova casa é sempre um momento de emoção. Mas é preciso ter cuidado para a empolgação não acabar afetando o projeto do seu novo lar
Projetar a sua própria casa significa ter total controle sob tudo o que será feito naquele espaço, mas isso pode se tornar um desafio quando é a primeira vez que você lida com esse tipo de situação. Muitas vezes, o entusiasmo de ter uma casa nova acaba ultrapassando a racionalidade, o que pode resultar em erros que, como consequência, irão persistir pelos anos que você estiver morando ali.
Como é a sua moradia que está em jogo, é importante que você não seja dominado somente pela empolgação. Por isso, o portal Fresh Home listou preste sete erros comuns de projetos de novas residências que quase todo mundo faz na primeira vez.
1. Não planjear direito os armários
É comum que você esteja mais animado para construir o seu quarto dos sonhos do que um armário que deve acomodar as suas roupas de cama. Mas não subestime o poder destes compartimentos. Eles não apenas aumentarão o valor de revenda da sua casa no futuro, como também ajudarão os cômodos a ficarem mais limpos e organizados. Pense nestes locais de armazenamento como o elenco de apoio no design dos seus sonhos. Assim, você terá uma ideia melhor de onde armários, gabinetes e nichos poderão ser úteis.
2. Não dar a devida importância aos quartos secundários da casa
Quando se trata de um novo projeto de casa, os quartos principais são definitivamente um dos cômodos mais emocionantes na hora de decorar. Você provavelmente quer um oásis zen onde você pode relaxar e realmente amar a sua casa. Mas é importante não se esquecer dos quartos secundários da residência. Eles podem receber uma visita, por exemplo, e você não vai querer que ela se sinta desconfortável.
3. Inverter a ordem das coisas
É claro que quando vamos mudar de casa ou comprar o nosso primeiro imóvel, a emoção é grande. Ficamos empolgados e queremos construir um mundo dentro do nosso próprio lar. No entanto, é preciso ter os pés no chão. Antes de pensar em cada detalhe da decoração, você precisa ter a casa. Saber exatamente qual é o espaço que você terá disponível, quantos cômodos essa residência possui, entre tantas outras coisas te ajudam a fazer um projeto bacana e ao mesmo tempo exequível. De nada adianta você querer ter um banheiro enorme, ter pensado em todos os detalhes e a sua casa dispor de um banheiro pequeno, que requer uma decoração mais compacta.
4. Não saber diferenciar necessidades e vontades
A menos que você tenha um orçamento ilimitado, precisará fazer alguns ajustes ao trabalhar com o projeto da sua casa. Definir a diferença entre desejos e necessidades pode impedi-lo de fazer compras por impulso e gastar irracionamelmente o seu dinheiro. Afinal, os recursos são escassos.
E por onde começar? Tente escrever cinco coisas que você precisaria comprar para uma casa já existente. Em seguida, anote cinco coisas que seria bom ter. Isso vai te ajudar a ter uma noção maior do que é prioridade e do que pode ser deixado para depois.
5. Subestimar os corredores e espaços para transitar na casa
Uma casa bem projetada tem o que os arquitetos chamam de “fluxo”. Isso nada mais é do que a facilidade com a qual você pode passar de cômodo em cômodo. Pode parecer uma coisa pequena e irrelevante, mas esses espaços realmente afetam a maneira como você vive em sua casa. Pense nisso: se seus convidados tiverem que subir um lance de escadas e caminhar por um corredor para usar o banheiro, isso pode afetar a sua experiência dentro da residência? Se o seu quarto principal é tão perto da frente da casa que você ouve todos os ruídos na rua, será que ele será tão relaxante? Como você, sua família e seus convidados vão morar em sua casa? É uma ideia que definitivamente requer certo planejamento.
6. Deixar de planejar algum cantinho da casa
O conceito aberto de casa tem ganhado força nos últimos tempos. São aqueles cômodos que não possuem divisões por paredes e que dá para fazer um milhão de coisas dentro deles. Mas tome cuidado para não se esquecer de definir espaços completamente. Quando os espaços são deixados indefinidos, o resultado final pode parecer confuso e deixá-lo com áreas subutilizadas.
7. Ignorar a opinião de um profissional
A casa é sua. A decoração é sua. É você que irá morar ali. Mas por mais que você tenha pesquisado em inúmeros lugares diferentes, se interado de todas as tendências de arquitetura e decoração, você não trabalha na área e não tem experiência nisso. É claro que você tem carta branca para fazer o que bem entender, mas você trabalhará com um designer para criar sua planta perfeita, então, utilize a experiência dele para alcançar o resultado desejado.
Se ele ou ela expressar preocupação sobre um elemento de design ou estrutura, reserve um tempo para ouvir seu projetista e tomar uma decisão informada. Deixe os anos de experiência e o olhar criativo de seu designer ajudar a aprimorar seu plano e garantir que ele seja o melhor possível.
A fase de decoração é, sem dúvida, um dos componentes mais divertidos de construir sua própria casa. Mas não deixe sua emoção tomar conta de você. Levar um pouco mais de tempo para evitar erros e refletir sobre o assunto dará a você algum lugar que você tem orgulho de chamar de lar.
Fonte: Revista Casa e Jardim