O que fazer em Bristol:
As principais atrações da cidade ficam no centro. Por incrível que pareça, você pode visitar museus de história, zonas portuárias, ou até mesmo conhecer a cidade em um voo de balão. É possível conhecer as principais atrações da cidade em dois dias completos e uma noite por lá.
Confira o que fazer em Bristol neste post completo:
1. Clifton Suspension Bridge
A mundialmente famosa Clifton Suspension Bridge foi projetada pelo grande engenheiro vitoriano Isambard Kingdom Brunel, embora ele nunca tenha vivido para ver sua criação finalizada em 1864.
O espetacular cenário da ponte, nas falésias do Avon Gorge, tornou-se um dos grandes símbolos de Bristol e atrai milhares de visitantes por ano. Por isso, anote aí para a sua listinha de o que fazer em Bristol.
Você pode ver uma vista espetacular da ponte na Colina do Observatório em Clifton. Além disso, situado ao lado da ponte fica o Clifton Village. O charmoso vilarejo mistura lojas ecléticas, cafés, experiências gastronômicas, casas pitorescas, arquitetura, jardins, passeios e esconderijos secretos.
2. St. Nicholas Market
Para um almoço em Bristol, não deixe de conhecer o St. Nicholas Market. Presente na cidade desde 1743, é o mais antigo mercado de Bristol e um dos melhores do reino Unido. No mercado existem diversas opções de comida, em uma atmosfera super casual. A comida mais tradicional por lá é a torta Pieminister. Além disso, é um ótimo lugar para fazer compras e precisa estar em seu roteiro de o que fazer em Bristol.
3. Bristol Street Art Tour
Um dos pontos fortes de Bristol é o seu famoso cenário artístico. É só caminhar um pouco pelas ruas da cidade para se deparar com diversos painéis e muros com grafites e artes alucinantes. Se você quer um passeio indispensável na cidade anota aí: O Bristol Street Art Tour – Where The Wall.
O tour dura em média duas horas, em uma caminhada deliciosa com muito papo sobre arte e cultura com o guia – que é um artista. O tour começa em College Green (ao lado da Catedral de Bristol) e acaba em Stokes Croft. Você vai ver muitas obras de Bansky no caminho. O mais legal é: estas artes de rua mudam constantemente, já que podem ser apagadas e refeitas por outros artistas. Então toda vez que você for, vai ter novidades. Sem contar que o Tour é um dos mais “Instagrammable” possíveis, cheios de cenários para boas fotos. Vale colocar no roteiro de o que fazer em Bristol.
4. UpFestival
Depois de passar duas horas vendo arte, fica ainda um gostinho de quero mais! Pegamos um Uber e fomos conhecer as obras do UpFestival em outra região da cidade. Entre todas as obras, tem um mural maravilhoso do John Lennon feito pelo artista brasileira Kobra (esse da foto ai embaixo).
Endereço: Upfest Gallery, 198 north street BS3 1LF.
5. Bristol Science Centre: We The Curious
Umas das principais atrações para quem procura o que fazer em Bristol, o Bristol Science Centre recentemente mudou de nome para We The Curious. É um espaço de ciência para todas as cidades, cheios de exposições interativas curiosas, shows e workshops. Além disso, o museu abriga o primeiro planetário 3D do reino Unido. Vale colocar no roteiro de o que fazer em Bristol.
- Horários: de segunda a sexta de 10h às 17h / sábado e domingo de 10h às 18h
- Entrada: a partir de £15.30 adultos / £9.90 crianças de 3 a 15 anos
Endereço: Anchor Rd, Harbourside, Bristol BS1 5DB
6. Bristol Ferry Boats
Os canais de Bristol carregam muita história. Para quem quer conhecer a cidade de uma maneira diferente, vale embarcar no Bristol Ferry Boats. Além de conhecer os canais que ligam a cidade,a Ferry tem paradas nos principais pontos da cidade. É pegar um transporte público de um jeito criativo.
7. SS Great Britain
Primeiro navio de ferro a vapor a atravessar o Atlântico, O SS Great Britain possui uma longa e notável história que você poderá descobrir ao subir a bordo do transatlântico completamente restaurado. Um dos grandes destaques da visita é a visão diferente que você tem do casco do navio, sob um “mar de vidro”. Visitar o museu e navio é uma imersão na história. É um programa super interessante para adultos e criança. Além disso, entra como um dos musts na lista de o que fazer em Bristol.
8. Play Me I’m Yours
Quando estiver andando pela cidade, preste atenção nos pianos públicos da cidade. Com certeza você vai notá-los, já que eles também são pintados cheios de cores. Os pianos são públicos e muita gente senta e fica tocando por lá. Você pode ver a rota dos pianos públicos de Bristol no site do Play Me I’m Yours.
9. Bristol Ballons
Andar de balão em um voo cênico sob a cidade de Bristol é uma experiência e tanto. É uma das atividades preferidas entre quem procura o que fazer em Bristol. Inclusive, é na cidade que acontece o o maior evento de balonismo da Europa, o Bristol Baloon Fiesta (veja as datas deste ano aqui). O passeio de balão para visitantes da cidade acontece durante todo o ano. Ele custa cerca de 100 libras esterlinas, e pode ser agendado com o Bailey Baloons.
10. Downs Festival
Todos os anos, o Downs Festival chega em Bristol trazendo artistas e músicos consagrados para tocar ao ar livre. Vale a pena ver se o festival vai acontecer quando você estiver na cidade. Fomos no ano passado e ficamos impressionados com a organização e tranquilidade – mesmo sendo um evento de música. As famílias levam cadeiras e ficam sentadas no gramado, e nada fica muito lotado. É um programa para toda a cidade.
11. Museu M Shed
Situado no histórico Harbourside, o M Shed é o museu de história de Bristol que conta a história da cidade. O museu explora a história da cidade desde os tempos pré-históricos até o século XXI. É um dos museus mais novos da cidade e a experiência por lá é bem legal, além da entrada ser grátis!
12. Igreja Santa Maria de Redcliffe
A Igreja St. Mary Redcliffe é uma obra-prima da arquitetura gótica, que tem mais de 800 anos. A igreja era originalmente o centro da navegação e da indústria da cidade. Os mercadores do porto de Bristol começavam e terminavam suas viagens no santuário. Vale dar uma passadinha para conhecer durante seu roteiro de o que fazer em Bristol.
13. Queen Square
A Queen Square é a principal praça da cidade e tem uma história e tanto. Quando Bristol foi varrida por tumultos violentos em 30 de outubro de 1831 (quando a Câmara bloqueou uma reforma eleitoral popular), quase 100 dos edifícios em torno da praça, incluindo a Casa da Mansão, o Palácio dos Bispos e a Alfândega foram queimado até o chão e suas adegas saqueadas. Centenas de manifestantes morreram nos tumultos, quase 90 foram mandados para a prisão e quatro foram enforcados. A nação ficou escandalizada na época. Hoje, a Queen Square é um refúgio para trabalhadores e visitantes da cidade que desejam relaxar em seus lindos gramados.
14. Arnolfini
Arnolfini é um centro de artes contemporâneas que fica na zona portuária de Bristol, coração da cidade. Fundado em 1961, a organização dedica-se à produção e apresentação de artes visuais, performance, dança, cinema, música e eventos. O museu está passando por uma reestruturação, mas as instalações contemporâneas são bem interessantes.
15. Christmas Steps
Uma das áreas mais charmosas da cidade, a Christmas Steps data de 1600. A área é cheia de lojinhas de artesanato, lojas exclusivas, galerias de arte, olarias, fabricantes de vestidos, sapatos, instrumentos musicais, móveis e muito mais. Em meio ao pitoresco cenário de casas medievais, estão as sete ruas do Quarteirão de Arte do Christmas Steps. Vale colocar no roteiro de o que fazer em Bristol.
16. Cabot Tower e Brandon Hill Natural Park
Brandon Hill é o parque mais antigo de Bristol, onde você pode desfrutar de excelentes vistas da cidade e da área do porto. Além de belos caminhos e muita natureza, o parque tem um dos ícones de Bristol, a Cabot Tower. A torre foi construída em 1897 para comemorar a viagem de John Cabot de Bristol ao continente da América do Norte. É livre subir os degraus íngremes e tortuosos da torre, que fica aberta diariamente.
17. Blaise Hamlet
A 20 minutinhos de carro de Bristol, fica a Blaise Hamlet. O programa é legal para quem se interessa por arquitetura. O local é uma deliciosa aldeia de nove casas pitorescas em torno de um lindo jardim. O povoado, que fica a 6,5 km ao norte do centro da cidade, foi construído em 1811 para acomodar funcionários aposentados da propriedade de Blaise Castle, em Henbury. Projetado por John Nash cada casa é única. A aldeia foi um dos primeiros exemplos de uma comunidade planejada. Atualmente, existem pessoas que vivem nas casas. Então a aldeia é apenas para contemplação exterior e a entrada é grátis.
Onde comer em Bristol
Almoços e jantares casuais:
- The Wild Beer Co (jantares casuais e econômicos)
- Birch (jantar casual)
- Souk Kitchen (bom para ir com crianças, casual e econômico)
- Box-E
- Flow (bom para ir com crianças, casual e econômico)
- Pasta Loco (baratinho e casual)
- Bravas (jantares casuais e econômicos)
Ocasiões Especiais:
Para “Foodies” e comilandos:
- Hart’s Bakery (ótima padaria)
- St. Nicholas Market
- Bristol Sweetmart (mercado de iguarias internacionais)
- Swoon Gelato (Nem precisa dizer, né? Gelato!)
Onde fazer compras em Bristol
Para quem quer fazer compras em Bristol, a boa notícia é que existem lojas de todos os tipos, gostos e bolsos. O maior shopping da cidade é o Bristol Shopping Quarter. Para fazer compras cheias de charme, design e arte, o melhor lugar é o Christmas Steps. Também vale conhecer o Cabot Circus e a Bristol Old City, a parte medieval e cheia de história da cidade.