Virgil Abloh, diretor e designer da Louis Vuitton, trabalhou em parceria com a Mercedes-Benz em um conceito de carro elétrico que une luxo e off-road. Com sua morte, vítima de câncer na última segunda (30), o Projeto Maybach foi revelado.
A montadora alemã se mostrou consternada com a morte do artista e, ao mesmo tempo em que mandou os pêsames aos familiares, anunciou a homenagem, que contará com a exposição do carro-conceito no Museu Rubell exclusivamente para estudantes de escolas de design locais.
“Uma humilde contribuição para o vasto legado de Virgílio, o show car Mercedes-Maybach exemplifica as possibilidades de design futuro e é o resultado de uma cooperação contínua com o artista polímata, arquiteto, diretor criativo, designer de moda e filantropo; impulsionado por uma paixão compartilhada para enriquecer a conversa em torno do design de luxo”.
Projeto Maybach
O carro-conceito foi desenvolvido do zero, com participação criativa de Virgil Abloh junto ao time da Daimler, coordenado por Gorden Wagener. Ele herdou os itens de luxo e conforto, característicos da linhagem Maybach, e acrescentou robustez para viagens off-road.
“Um design diferente de tudo o que foi desenvolvido pela Mercedes-Benz, cada elemento do Projeto Maybach foi construído a partir do zero. Abloh, em colaboração com Gorden Wagener, interpretou a identidade de luxo da Mercedes-Maybach com uma nova linguagem de design e ampliou os limites de função, estilo e criatividade colaborativa”.
Segundo a Mercedes-Benz, o Projeto Maybach contextualiza uma marca tradicionalmente urbana em um ambiente off-road por meio de um carro elétrico de dois lugares que “combina enormes proporções do Gran Turismo, grandes rodas off-road e acessórios distintos”.
A montadora alemã não deu detalhes específicos sobre as configurações do automóvel, mas deixou claro que a homenagem ao designer da Louis Vuitton não se transformará em um produto para os consumidores.
Fonte: Canaltech