Estudo apontou que o horário em que as atividades físicas são feitas determina o quanto de gordura será queimada no organismo
Fazer academia de manhã ou à noite não é só uma questão de gosto pessoal ou de encaixe na agenda, o melhor horário para os exercícios deve ser pensado de acordo com os objetivos de quem malha. Segundo uma pesquisa de cientistas suecos, o horário em que fazemos exercício influencia no metabolismo e na perda de gordura.
De acordo com o levantamento publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences em fevereiro deste ano, os exercícios feitos depois de acordar são mais eficientes para queimar a gordura que temos armazenada no corpo, sendo que as três horas seguintes ao despertar são o horário ideal.
Para os médicos que guiaram o estudo, a explicação é um hormônio chamado glucocorticoide, que controla o acúmulo de gordura e o apetite matinal. Ele é descarregado no corpo aproximadamente às 8h, logo após atingir os níveis mais baixos às 3h, durante o sono.
Benefícios para quem se exercita à noite
A pesquisa foi feita usando ratos submetidos a exercícios em diferentes horários do dia. Além do período logo após o despertar, o início da noite pareceu eficiente para a prática de exercícios, mas a partir de outro viés.
Exercícios feitos no anoitecer são realizados depois das principais refeições do dia e, por isso, a quantidade de açúcar no sangue está mais equilibrada, sugerindo para os pesquisadores que esse é o horário mais eficiente para quem tem diabetes tipo 2 e precisa estar atento aos níveis de insulina.
Fonte: Metrópoles