Facelift já foi registrado no INPI e apresentado no mercado internacional; SUV compacto terá retoques no visual e atualizações no pacote de equipamentos

Após ser flagrado em testes e ter imagens registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o Honda HR-V reestilizado caminha para logo mais ser lançado no Brasil. O facelift já foi apresentado no mercado internacional e dará ao SUV compacto retoques importantes no visual, compondo a chamada atualização de meia-vida. Autoesporte apurou que o lançamento nacional já está em preparação e deverá acontecer entre agosto e setembro.

Levando em conta as mudanças da versão europeia, o novo HR-V para o Brasil deverá ganhar para-choque dianteiro redesenhado, grade frontal com malha interna revisada e, nas laterais, rodas inéditas de acordo com cada versão. Na traseira, as lanternas terão arranjo interno revisto (incluindo faixa horizontal de LED mais chamativa) e leves mudanças no para-choque. O modelo europeu tem ainda rack de teto e pintura biton — elementos que não devem chegar por aqui.

A atualização será providencial para o HR-V enfrentar a concorrência renovada. O Volkswagen T-Cross acaba de ser atualizado e segue como líder isolado da categoria. O mesmo vale para o Hyundai Creta, que também recebeu facelift recentemente, e o Chevrolet Tracker, que está prestes a mudar. Além disso, o segmento deve ficar ainda mais disputado com a chegada da nova geração do Nissan Kicks, já em produção na fábrica de Resende (RJ), e o aguardado Toyota Yaris Cross, programado para outubro.

Interior não mudará o design, mas ganhará mais equipamentos — Foto: Honda/Divulgação

Painel e mecânica

Por dentro, não são esperadas mudanças no desenho do painel. As novidades internas serão concentradas na lista de equipamentos, incluindo recursos como câmera 360° para auxiliar em manobras. No mercado europeu, o HR-V também recebeu uma nova assistência passiva chamada de Traffic Jam Assist, que funciona como um sistema de centralização em faixa. Ao dar a seta, o recurso é desativado temporariamente. Há chances de o modelo nacional também incorporar este sistema.

Por fim, tratando-se de uma reestilização de meia-vida, o HR-V irá preservar as opções mecânicas atuais. As versões de entrada EX e EXL têm motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm, com transmissão automática do tipo CVT. Já as configurações Advance e Touring irão manter o motor 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm, também com câmbio continuamente variável.

Novo HR-V terá arranjo interno das lanternas revisado — Foto: Honda/Divulgação

Versão híbrida no radar

Na Europa, o HR-V é vendido unicamente com conjunto híbrido e:HEV e, embora o sistema não esteja disponível no Brasil, já está no radar. A mecânica será adaptada ao etanol e está sendo desenvolvida para equipar toda a linha nacional da Honda nos próximos anos. Deverá combinar o motor 1.5 i-VTEC e com um propulsor elétrico, desenvolvendo 130 cv e 25,5 kgfm combinados.

Além do renovado HR-V, vale lembrar, a Honda tem outro importante lançado programado para os próximos meses no Brasil: a nova geração do WR-V. O modelo será o SUV de acesso da marca por aqui e já está em fase final de testes. A estreia acontecerá em novembro, sempre nas versões EX e EXL.

Fonte: Auto Esporte