ALINE MONTEIRO
Em pisos, paredes, bancadas ou escadas é indiscutível o valor agregado pelo uso de pedras naturais. Mármores e granitos estão, desde sempre, em evidência no mercado de arquitetura, decoração e interiores e não seria diferente em Brasília. Presentes nas fachadas de mansões e prédios residenciais e também no interior de residências e escritórios, as pedras naturais agregam um novo conceito estético nos projetos em que são aplicadas.
Entre os profissionais de peso da cidade que não abrem mão desse conceito único, clássico e atemporal, grandes nomes como Dora e Giovanini Lettieri, André Alf, Silvana Albuquerque, Larissa Dias, Bárbara Paiva, George Zardo e a dupla Flávia Nasr e Laísa Carpaneda. Todos, sem exceção, dão espaço ao charme de granitos e mármores em seus projetos.
Segundo Marcus de Siqueira Queiroz, sócio proprietário de uma as mais tradicionais marmorarias da cidade, a Multipedras, esse mercado está em constante crescimento por qualidades como durabilidade, variedade e requinte. Entre as pedras do mercado, Marcus aponta os mármores Breccia Oniciata, Calacata Machia Oro e Silver Dragon, como peças de grande destaque nos projetos brasilienses, bem como os mais recentes lançamentos, Daino Reale e Travertino Titânico.
Para quem quer entender a preferência brasiliense por pedras naturais, basta saber que o Brasil está entre os gigantes da exportação de granito do mundo, sendo o terceiro colocado no ranking. O país está bem posicionado ainda por ser, entre os principais produtores mundiais, o com a maior diversidade de rochas ornamentais. Quem também se destaca nesse cenário é a Itália e a Turquia.
Para quem quer optar por uma decoração valorizada por pedras naturais, vale lembrar que:
– tenha cuidado com a instalação, que deve ser feita por equipe comprometida e especializada;
– é muito importante investir na impermeabilização;
– cuidado com líquidos, como café, óleo e vinhos na superfície;
– a limpeza diária é necessária;
– mantenha longe os líquidos abrasivos e alcalinos;
Fonte: Divulgação