Hoje, os ambientes integrados já são uma realidade de muitas plantas arquitetônicas, tanto em casas quanto em apartamentos. Espaços deste tipo são tão atraentes, pois oferecem uma flexibilidade sem igual, dando um caráter multifuncional à área social do lar.
Da mesma maneira, ter um escritório em casa é uma tendência crescente, afinal, dentro do estilo de vida contemporâneo é bastante comum trabalhar em casa. Além disso, para a família, esta também pode ser uma área útil, servindo como um quarto de estudos para as crianças. No entanto, como lidar com um escritório em uma planta que traz ambientes integrados? Fácil: com soluções inteligentes para dividir os espaços sempre que necessário.
Hoje conheceremos um projeto exemplar e inspirador, no qual os arquitetos responsáveis souberam lidar com essa situação com destreza e elegância. Acompanhe-nos neste livro de ideias e inspire-se!
Escritório integrado…
Começamos a visita com uma imagem que mostra o escritório completamente integrado às áreas sociais, dando ao mesmo tempo uma sensação de amplitude e melhor iluminação natural.
… Escritório isolado!
Como em um passe de mágica, o home office pode ser completamente isolado das salas de estar, jantar e cozinha. A partir da imagem anterior, era impossível notar a presença da porta de correr, graças ao seu sistema inteligente de embutir. O que antes parecia ser uma meia-parede, pode ser fechado para oferecer mais privacidade sempre que desejado.
Apesar dos ambientes integrados serem tão atraentes, é sempre uma boa ideia estudar soluções criativas para separa-los, pois a falta de privacidade é uma das principais desvantagens de tais espaços, principalmente ao tratar de escritórios e salas de TV.
Por dentro
Agora nos aproximamos um pouco mais deste cômodo para apreciar as soluções de marcenaria e decoração. A parede principal tem toda a sua extensão ocupada por uma estante que incorpora um interessante sistema de nichos abertos e fechados, bem como armários baixos. Planejado sob medida para atender às necessidades dos moradores, e aproveitar o espaço disponível ao máximo, o móvel conta com um acabamento que combina a madeira natural com o branco, uma mistura que sempre oferece um resultado elegante.
E para complementar, há os nichos abertos contam com uma iluminação interna, tão prática quanto atraente.
Ambiente multifuncional
Outra característica bastante comum nos lares modernos é a multifuncionalidade dos ambientes. As cozinhas não são mais meramente espaços para cozinhar, mas também áreas de estar. E no caso deste projeto, o escritório também pode ser utilizado como sala de TV, ou até mesmo quarto de visitas.
Cozinha completa
E por falar em cozinhas, aproveitamos para conhecer um pouco mais deste projeto. Também planejada sob medida, a cozinha conta com um sistema de armários altos e baixos, e portanto oferece muita área de armazenagem para que esteja sempre organizada. Toda a área de trabalho fica concentrada na extremidade, o que traz mais praticidade ao dia-a-dia. Além disso, as bancadas oferecem bastante área livre, sendo perfeitas para servir de apoio na hora de preparar as refeições.
Integração total
Do outro lado, a cozinha abre-se completamente para as salas, tendo apenas uma pequena bancada alta para delimitar o começo e fim do ambiente. Complementada com dois bancos altos, a bancada torna-se uma pequena área de estar, conferindo um clima mais descontraído ao ambiente em geral.
Assim como no escritório, a madeira natural é bastante utilizada neste espaço, trazendo mais conforto e aconchego. E para contrastar com o material natural, as superfícies em laminado brilhante dão um toque moderno.
Iluminação
O projeto de iluminação é um ponto que não pode ficar de fora nesta obra, pois aqui a luz é explorada de diversas maneiras. A sanca de gesso determina a área principal das salas, o estar, enquanto as luminárias embutidas percorrem todo o perímetro do ambiente. Outros detalhes, como a faixa de LED sobre a pia da cozinha ou nos nichos do escritório, dão um toque personalizado ao lar.
Sala de jantar
Na extremidade oposta ao estar, está a sala de jantar. Sua composição é bastante funcional: um conjunto de mesa com quatro cadeiras e uma luminária pendente. No entanto, há detalhes decorativos que transformam uma simples sala de jantar em um ambiente sofisticado.
Decoração
Em primeiro lugar, a parede conta com um revestimento preto texturizado, o que dá uma elegância única ao cômodo em geral. Já a outra parede é revestida com um espelho de piso a teto, elemento que parece duplicar a área e a iluminação da sala de jantar. E por fim, o lustre é altamente decorativo, bem como as cadeiras estofadas.
Créditos: Homify