Visão, audição, tato, olfato e paladar são a base para fazer uma lista de presentes para o seu lar nesse Natal. Nem tudo precisa ser material – na prática, cuidar do seu cantinho é fazer um agrado a você mesmo

Ano vai, ano vem, a gente sempre tem uma coisa que gostaria de mudar em casa. Mesmo com desejos incompatíveis (sonho grande, orçamento pequeno), dá pra fazer uma mudança das boas sem precisar esvaziar o cofrinho. Listamos a seguir cinco ideias para incrementar seu endereço de acordo com tato, olfato, audição, visão e paladar – e com a sua disposição de colocar a mão na massa + o montante de grana necessário para a tarefa. Escolha com sabedoria e ame sua casa outra vez.

VISÃO | Traga mais verde para perto

Você escolhe se quer uma suculenta, uma hortinha (vem com bônus de incrementar as refeições) ou uma samambaia, mas a dica é ter uma plantinha em casa. Isso vai despertar seu olhar para os ciclos da natureza e, com sorte, ser o começo de uma relação mais amigável com o meio-ambiente como um todo.
Quanto custa: pouca grana + muita diversão

AUDIÇÃO | Crie trilhas sonoras para você mesmo

Música brega dá uma força extra na faxina; uma trilha de rock deixa qualquer jantar entre amigos mais caprichado; barulhinho de chuva cura qualquer insônia. O gosto pessoal faz toda a diferença aqui, mas selecionar as suas favoritas e montar listas para incrementar os momentos especiais é o começo de uma relação mais amigável com você mesmo.
Quanto custa: zero grana (no Youtube ou player da operadora de celular) + quantidade média de dedicação (mas é para você mesmo, lembra?)

TATO | Invista em um bom enxoval

Se você mora em uma cidade quente, sabe o valor de um jogo de lençóis de percal. O material, 100% de algodão, tem uma trama bem justinha (o de 120 fios já é ótimo, o de 200 é maravilhoso, o de 400 parece um sonho), que garante toque agradável, frescor e não dá bolinhas. Agora, se o seu endereço está mais para frio, experimente um lençol de flanela naquela noite de geada – a sensação é de dormir no coração de um dragão. Aproveite o 13º e compre também toalhas de banho e de rosto bem fofinhas, investimento capaz de salvar a fé na humanidade depois de um dia loooongo de trabalho.
Quanto custa: média grana + muita diversão para combinar as estampas

OLFATO | Faxine como gente grande

Chame um profissional da área ou reúna os amigos do peito pra ajudar na missão. Sozinho, essa é difícil mesmo de encarar. E aqui, o desafio é cumprir aquelas chatices que dão MUITO trabalho. Limpar o forno, lavar as cortinas, remover o excesso de cera nos tacos antigos, aspirar forros de teto e rodapés, limpar por dentro armários e gaveteiros, tirar o calcário acumulado nos furinhos do chuveiro… Ufa. Cansa só de pensar. Mas depois de pronto sua casa vai rejuvenescer 10 anos.
Quanto custa: uma diária de uma profissional ou várias caixas de cerveja para os amigos +  disposição, ânimo e coragem

PALADAR | Aprenda o básico com uma dose de sofisticação

Você sabe fazer sua comida predileta? Se sim, parabéns por ser um adulto funcional; se (ainda) não, está esperando o quê? Programas no YouTube, livros para todos os bolsos ou até aquela tarde deliciosa com a sua mãe, sua avó ou quem mais souber cozinhar na família (alô, paizão) são as fontes – mas o esforço e o mérito serão todos seus. Ou vai continuar gastando aquela grana que podia render uma viagem no restaurante da esquina só pra comer mais ou menos?

Fonte: Revista Casa e Jardim