Paraty é, na minha opinião, um dos destinos mais charmosos do Estado do Rio de Janeiro!
Localizada no litoral sul fluminense, na região chamada de Costa Verde, fica a cerca de 3 horas e meia da capital Rio de Janeiro (com trânsito bom!).
A perfeição da natureza que descortina cenários incríveis do encontro da montanha com o mar faz da cidade um lugar maravilhoso para curtir ambas atividades. Você pode se sentir em verdadeiro “clima de montanha” de frente para o mar.
E que mar! Sim, as praias de Paraty, alcançadas em maioria por meio de passeios de barco, são paradisíacas!
Eu sempre recomendo que se faça um passeio de barco privativo, com roteiro próprio e, de preferência, fugindo das escunas, para ter mais privacidade. Fica um pouco mais caro, mas vale muito a pena. Por outro lado, se a grana estiver curta, não se preocupe e vá no passeio de escuna mesmo! O importante é curtir as belezas e encantos da baía que abrange diversas ilhas e praias isoladas, dificilmente acessíveis de carro.
Além disso, curtir Paraty e seu Centro Histórico é outro programa imperdível! Um Centro Histórico muito bem preservado e super fofo, resultado do ostracismo no qual a cidade mergulhou por séculos, após a decadência do ciclo do ouro.
Como Paraty era um dos principais portos de escoamento do ouro vindo das Minhas Gerais, e como a Estrada Real do Ouro desembocava lá (havia alguns caminhos alternativos da Estrada Real, já que não era um apenas, mas o mais famoso e conhecido é esse que passa por Ouro Preto, Tiradentes, cidades mineiras, e chegam em Paraty), a cidade ficou famosa e cresceu durante o apogeu da exploração do ouro e pedras preciosas. Após sua decadência e domínio do ciclo do café, Paraty foi esquecida. Bom, por um lado, pois manteve-se provinciana e preservada. Ruim, por outro, porque a cidade, redescoberta para o turismo na década de 80, ainda carece de muitos investimentos, especialmente nas áreas mais afastadas do Centro Histórico.
Agora, se você quiser curtir um clima mais de montanha, aproveitando a proximidade com a serra, faça um roteiro de cachoeiras e não vai se arrepender. Além disso, que tal visitar fazendas ou alambiques de cachaçarias?
Aliás, uma das principais e mais famosas festas de Paraty é o Festival da Pinga! A cidade produz cachaças bastante renomadas e famosas!
Depois de tantos anos no ostracismo, Paraty agora é pop! Pois é, sua agenda cultural, de festas, eventos e outros, é lotada!!
Difícil mesmo é ir para Paraty em final de semana “comum” rsrs… quase sempre tem um evento rolando por lá!
Acredito que o principal e mais esperado evento do ano seja a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que reúne na cidade celebridades, curiosos e muitos intelectuais dispostos a trocar ideias, conceitos e conhecer mais do universo literário.
Da última vez em que fui, eu pude, por coincidência, participar um pouco do Evento Paraty em Foco, super bacana para fotógrafos e amadores. Ver a cidade repleta de fotos e de pessoas com suas super potentes câmeras foi divertido e inspirador!
Por fim, para quem puder deixar para programar a ida para Paraty mais às vésperas, acho melhor do que com muita antecedência por causa do fator CLIMA. Então, Paraty também é um lugar muito chuvoso, por conta da proximidade da serra com o mar. Em razão disso, as chuvas são mais frequentes do que em outros lugares do litoral fluminense, como em Búzios, que possui clima mais árido. Em Paraty, no verão, acaba chovendo mais. Já no inverno, faz frio à noite (frio de verdade, viu? As temperaturas baixam para uns 14 graus).
Falando em Búzios, eu costumo traçar alguns perfis de viajantes. Acho que tanto Paraty como Búzios atendem a vários gostos e perfis. Mas considero Búzios um destino mais agitado, ou melhor, com mais opções de agito e badalação do que Paraty. Já Paraty, por sua vez, é um destino mais aconchegante, mais romântico e tranquilo.
E não deixe de conhecer Trindade, cidade vizinha a Paraty, a cerca de 20 minutos de carro, de fácil acesso de carro, que também revela em suas praias, trilhas e cachoeiras belezas paradisíacas!!
– OBSERVAÇÃO: Devido aos últimos acidentes ocorridos com transportes públicos que levavam, em maioria, turistas de Paraty para Trindade, durante o feriado de 7 de Setembro de 2015 e também na semana seguinte, eu NÃO RECOMENDO os ônibus públicos de Paraty como deslocamento para Trindade até que sejam apuradas as irregularidades da empresa concessionária que presta esse serviço ou que a mesma seja substituída. Por isso mesmo deixo aqui essa observação para fiquem atentos e não entrem em ônibus com aspecto suspeito, com pneus carecas, sem cinto de segurança. Infelizmente, esses acidentes vitimaram várias pessoas que estavam lá somente para passear e se divertir.
Já viram que tem muita coisa a fazer em Paraty, né? Isso sem contar os seus restaurantes espetaculares! Come-se muito bem em Paraty!!! E tem comida boa para todos os gostos e bolsos, desde os lanches mais descolados até os restaurantes mais gourmets. Portanto, para quem não mora muito perto da cidade e não tem oportunidade de ir várias vezes, eu sugiro pelo menos 3 dias inteiros em Paraty para curtir bastante o lugar. Podendo ficar mais, fique!
Minha sugestão de roteiro seria:
Hospede-se em Paraty perto do Centro Histórico ou dentro dele, ciente de que não se pode circular com carro dentro do Centro Histórico.
Primeiro dia: Passeio de Barco pelas ilhas e praias de Paraty
Segundo dia: ida a Trindade para curtir a cidade
Terceiro dia: Fazer um trecho inicial da Estrada Real, conhecer alguma cachoeira ou visitar fazendas de alambique
À noite, em Paraty, curta bastante o Centro Histórico e delicie-se nos seus restaurantes maravilhosos!
Fonte: Blogapaixonadosporviagens