Especialista da Camesa indica como evitar os erros mais comuns na hora de compor os ambientes
Decorar uma residência é um processo divertido e que permite explorar a criatividade. No entanto, quando não realizado de forma estratégica, ao invés de garantir o resultado desejado, pode acabar comprometendo a estética e funcionalidade do local – principalmente quando se trata dos lares menores.
Pensando em auxiliar aos moradores de residências pequenas, Camila Shammah, gerente de produtos da Camesa, marca especializada em produzir artigos voltados para o lar, selecionou algumas dicas para evitar possíveis erros no momento de decorar os ambientes.
• Opte por cores claras:
Não é novidade que as cores escuras garantem a sensação de “redução”. Sendo assim, quando se trata dos lares menores, a melhor opção é apostar nas tonalidades mais claras, em especial na parte mais estrutural. “Nesses casos, tons como branco, bege, gelo e areia são a pedida certa, pois garantem a impressão de amplitude aos cômodos”, indica Camila.
• Menos é mais:
Excesso de quadros, vasos, arranjos e móveis podem acabar deixando o ambiente sobrecarregado. De acordo com a gerente de produtos, muitas informações visuais em um espaço que já é reduzido geram um efeito poluído. Portanto, opte pelo clean e priorize objetos funcionais.
• Fuja do excesso de combinações:
Se repercute o mito que para harmonizar os ambientes é necessário combinar a mobília com as cores das paredes e elementos decorativos. No entanto, apostar em peças de diferentes colorações e texturas garante mais vida aos espaços. “Esqueça o tudo igual. Contraste as subdivisões da casa, adicionando pontos de luz diferentes na cozinha, na mesa de jantar e na sala, por exemplo”, ressalta.
Para os lovers de colorações mais escuras, uma dica da especialista é trazê-las nos elementos decorativos, como roupas de cama e banho e objetos. “Assim não se terá a sensação de redução do espeço e possibilitará o contraste entre o claro e o escuro”, comenta.
• Organização:
Com uma residência pequena é mais fácil de se ter praticidade. Além de custos mais reduzidos, um espaço maior também é mais fácil de se manter devidamente organizado. Porém, quando não se define o lugar de cada coisa, a bagunça pode tomar conta.
Sendo assim, de acordo com a expert, para evitar a sensação de atulhamento é essencial ter armários e espaços de armazenamento suficientes para todos os pertences, exercitando sempre o desapego com objetos desnecessários.
Fonte: Divulgação