Disponível apenas na versão GT Performance, o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e tem autonomia de 379 km
O Ford Mustang Mach-E, o SUV elétrico do lendário muscle car, acaba de ser lançado no Brasil na versão GT Performance, por R$ 486 mil. O modelo tem um conjunto de baterias de 91 kWh e dois motores elétricos que desenvolvem 487 cv de potência e 84 kgfm de torque. A tração é integral, com distribuição de força de 50% em cada eixo. Sua autonomia é de 379 km, de acordo com o Inmetro.
Com esses números, o Mach-E acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h. Trata-se do carro mais veloz da história da Ford no Brasil.
Ao comprar o SUV, elétrico o novo proprietário também receberá um wallbox portátil de 7 kW. A recarga da bateria demora, em média, 14h para ir de 0 a 100%. É necessário estar plugado em uma tomada do tipo industrial, de 220 V e 32 A, em rede aterrada. O wallbox fixo de 11 kW, por sua vez, pode recarregar o Mach-E em 11h.
Falando das dimensões, o Mustang Mach-E tem 4,71 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,59 m de altura e 2,98 m de distância entre-eixos. O peso é de 2.157 kg, proporcionando a relação peso-potência de 4,4 kg/cv.
Ainda é difícil acostumar com a ideia do nome “Mustang” ser usado em um SUV elétrico, mas a Ford incorpora referências do muscle car em seu “irmão silencioso”, que pode até emitir um som artificial na cabine.
O capô do Mach-E é comprido e poderia até esconder um motor V8. Porém, lá dentro há apenas um porta-malas de 139 litros. A principal semelhança com o muscle car está nos faróis de LED estreitos e inclinados para dar uma cara agressiva ao SUV.
Na lateral, as maçanetas têm acionamento por botões nas quatro portas e as rodas são aro 20 (enquanto no muscle car é aro 19). Logo acima da roda dianteira esquerda está o plugue do carregador tipo 2 — de padrão europeu, o mais comum do mundo. Na traseira, as lanternas de LED são divididas em três blocos, assim como no Mustang V8, porém, com maior espaçamento e um filete horizontal que invade a tampa do porta-malas de 541 litros.
Por dentro, a parte superior do painel e das portas têm materiais macios ao toque — mas o resto é plástico rígido. O que se destaca é a enorme tela vertical de 15,5 polegadas da central multimídia, ao estilo Tesla, que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fio. Há também carregador de celular por indução e seis entradas USB espalhadas pela cabine — dos tipos A e C. Já o quadro de instrumentos tem 10,2 polegadas e três modos de customização de tela.
Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e aquecimento, mas só o do motorista traz três modos de memória. Além disso, o Mach-E oferece nove airbags, teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, câmera com visão 360 graus, som com nove alto-falantes, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (quando o carro consegue identificar e se adaptar aos movimentos do veículo que está à frente) e frenagem autônoma de emergência.
A versão GT Performance ainda oferece quatro modos de condução: Engage (para o dia a dia), Undrible (para uma condução mais esportiva), Undrible Extended (condução esportiva que poupa bateria) e Whisper (para pisos escorregadios).
O Mustang Mach-E está disponível em mais de 100 concessionárias. Porém, apenas 50 delas são capacitadas a fazer a manutenção. A Ford oferece três anos de garantia para o veículo e oito anos para os motores e o conjunto de baterias. A boa notícia aos puristas é que a nova geração do Mustang V8 também está confirmada para o Brasil e deve chegar às lojas em 2024.
Fonte: Auto Esporte