Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica a importância de uma dieta equilibrada para prevenir o surgimento de tumores malignos
A chegada do mês de novembro traz consigo a cor azul como uma forma de alerta. Desde 2003, o mundo inteiro se mobiliza para trazer à tona a importância de realizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, esse tumor maligno, em específico, é considerado o segundo mais comum entre os homens. Até agosto de 2020, por exemplo, já haviam sido registrados quase 66 mil novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Por conta da grande incidência dessa patologia, é preciso redobrar a atenção quanto aos cuidados com a saúde. As idas aos médicos e a prática regular de exercícios físicos se tornam, portanto, fundamentais para diminuir os riscos de desenvolver o câncer. Além disso, manter hábitos alimentares saudáveis é determinante para evitar a doença.
Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que diversos sistemas no nosso corpo se beneficiam com os nutrientes certos, favorecendo a imunidade e a divisão celular. “A alimentação saudável nos fornece componentes protetores, por isso, há menos risco de mutações indesejadas e menor morte celular precoce”, complementa.
A profissional aproveita para pontuar que alimentos com ações anti-inflamatórias e antioxidantes são extremamente benéficos para o organismo e possuem grande potencial para a saúde do homem.
“Salmão e sardinha, ricos em ômega-3, uma gordura anti-inflamatória, são recomendados para prevenir o câncer de próstata. O açafrão pode ser colocado nessa lista também. Além disso, esse tempero possui um plus de ser antioxidante. Para enriquecer ainda mais a dieta, aconselhamos o consumo de vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve, por serem fontes de ácido fólico e atuarem, igualmente, de forma positiva, assim como o alho e a cebola, por possuírem ácidos sulfurados”, explica.
Em 2019, o National Center for Biotechnology Information também corroborou a importância de alimentos saudáveis para evitar o desenvolvimento do câncer. Por meio de uma pesquisa, foi comprovado que o consumo frequente de tomates e peixes está associado à redução no risco de desenvolvimento de tumores na próstata.
Vale ressaltar que, da mesma forma que é preciso investir em uma alimentação adequada, também é importante reduzir o consumo de determinadas comidas. Guirau informa que todo alimento ultraprocessado, por exemplo, deve ser evitado ou consumido de forma muito esporádica, pois possuem componentes que aumentam o risco de diversas doenças, inclusive o câncer.
“Carnes processadas, como salsicha, frios e embutidos em geral; biscoitos recheados, gelatina e pães industrializados; e bebidas alcoólicas e açucaradas, como refrigerantes e sucos artificiais são os principais vilões nesse aspecto”, especifica.
Além da consciência acerca desses tipos de alimentos, é aconselhável aprender a identificar o que se é consumido, por isso, a leitura dos rótulos é fundamental. “Quanto menos ingredientes utilizados na elaboração dos produtos, melhor”, aconselha.
Para ajudar a incluir esses alimentos ricos em nutrientes, a nutricionista separou quatro receitinhas para serem feitas no dia a dia. Confira:
CARRÉ DE CORDEIRO COM AÇAFRÃO
2 carrés de cordeiro
50 ml de creme de leite
1 col de café de açafrão ralado
Sal e pimenta a gosto
1 col de sopa de manteiga
Doure o carré em uma frigideira pré-aquecida, dos dois lados.
Enquanto isso, misture o creme de leite, o açafrão, a manteiga, a pimenta e acerte o sal.
Acrescente o molho na finalização da cocção do carré, regando a peça por alguns minutos antes de desligar o fogo e sirva em seguida.
SUCO DE MAÇÃ COM MELANCIA E GENGIBRE
1 maçã com casca
2 xícaras de melancia picada
Suco de 1 limão
1 col de chá de gengibre ralado
200 mL de água
Bata tudo no liquidificador e consuma gelado.
MOLHO NAPOLITANO
1kg de tomate maduro
6 col de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
1 col de sopa de orégano desidratado
Sal a gosto
Aqueça o azeite e doure o alho.
Acrescente os tomates previamente picados em cubinhos pequenos.
Acerte o sal e deixe cozinhando em fogo baixo, com a panela tampada, para soltar o suco do tomate.
Quando estiver fervendo, acrescente o orégano e deixe cozinhando até que os pedaços de tomate fiquem bem macios.
Você pode consumir o molho com o tomate em pedaços ou bater no liquidificador para obter o molho líquido.
Fonte: Divulgação